sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Lagoa Olho D'água: plano de urbanização é apresentado pela primeira vez aos moradores

Uma semana após a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Jaboatão, promovida pelo vereador Carlos Alberto (PSDB), os moradores residentes na área de alagamento e do entrono da Lagoa Olho D’água, em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife (RMR), tiveram a oportunidade de conhecer, pela primeira vez, o plano diretor de revitalização da área. A apresentação foi realizada pelo diretor da CEHAB, Flávio Guimarães e também contou com a presença da secretária executiva de Desenvolvimento e Sustentabilidade de Jaboatão, Fátima Lacerda.
O registro prévio das residências se deu por conta da equipe de topografia, que saiu em campo antes de serem dados esclarecimentos para os moradores da área. Foi o que contou o presidente da CEHAB, Flávio Guimarães, que admitiu também, ter havido uma falta de comunicação com a população. “Apenas os residentes na área de alagamento em que deverá ser construído o parque metropolitano e a via de entorno da Lagoa devem ser relocados. Essas famílias não estão impedidas de realizar melhorias nas residências e irão receber uma indenização condizente com o valor estimado dos imóveis no momento em que a obra for iniciada”, esclareceu.
Em relação aos prazos para o início das obras, Flávio explicou que o que existe é um Plano Diretor. Dele deverão sair os projetos executivos que viabilizarão a captação de recursos para a urbanização da Lagoa. “Essa não é uma obra de uma gestão e não deve acontecer em 4 ou 8 anos. Salvar a Lagoa Olho D’água, que se encontra assoreada e poluída por conta do escoamento de rede de esgoto, deve ser um compromisso de atuais e futuros gestores”, disse.
No projeto, que foi entregue à prefeitura de Jaboatão nesta semana, ainda estão previstas a construção de creches, escolas, parques, academias da cidade e unidades de saúde, além da revitalização completa da lagoa. “Com a execução do plano, poderemos recuperar o que a Lagoa já foi um dia. Isso significa também mais qualidade de vida para a população residente no entorno da área, tudo pensado para o benefício desses moradores e de toda a Região Metropolitana”, explicou.
Resultado As centenas de pessoas que compareceram à reunião saíram de lá com a promessa da formação de uma comissão, proposta pelo vereador Alberto, que será formada por representantes de todas as comunidades relacionadas no plano. Esse grupo irá discutir junto com o governo de estado e o municipal como deverão ser as reuniões locais para esclarecer o caso de cada família aos demais moradores. Também foi posto que o projeto de urbanização estava sujeito à alterações propostas pela população

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações